Nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial a antiga capela de Notre-Dame du Haut de Ronchamp, situadapróxima de Belfort, foi destruída. Procurou-se, nos inícios de 1950 reconstruir este edifício, retomando avelha tradição das peregrinações, com origens pré-cristãs.Contactado o arquiteto franco-suíço Le Corbusier, em junho de 1950 surgiram os primeiros desenhos que foram desde logo aceites pelo arcebispode Besançon. Quatro anos depois o edifício foi consagrado. A capela localiza-se no topo de uma das colinasda cadeia de montanhas Vosges, apresentando uma posição de dominância visual sobre o vasto territórioenvolvente. A imagem exterior lembra uma escultura na qual a concentração de formas onduladas,articuladas como se se tratasse de um organismo vivo, ecoam o carácter do sítio e da paisagem. Estesentido anímico e naturalista das formas, assim como o recurso a fortes efeitos lumínicos e cromáticospotenciam a criação de emoções de sentido místico e religioso. O teto da capela assume a forma deenorme concha escura de betão armado, simbolizando uma cúpula tradicional ou um dólmen arcaico.
No exterior foi colocado um altar ao ar livre com um púlpito e um pequeno santuário onde se encontra aimagem da virgem que é visível também a partir do interior da nave. É utilizado para realizar cerimóniasreligiosas em alturas de grandes peregrinações.
O interior, de dimensões modestas (25 por 15 metros), totalmente assimétrico e bastante escuro, lembrauma caverna. A parede sul perfurada irregularmente por profundos rasgos luminosos assume uma vigorosapresença visual. À volta da nave encontram-se as três capelas semicilíndricas, em forma de torres quefuncionam como lanternins orientados para a trajetória do sol.
Neste edifício, Le Corbusier sintetiza muitas das principais conquistas formais e técnicas da história daarquitetura recente, e do seu próprio percurso criativo. Tornam-se evidentes as referências aosmovimentos expressionista, purista, neoplasticista e surrealista, numa tentativa de superar as limitações ecristalizações a que o movimento moderno e o estilo internacional tinham conduzido a cultura arquitetónica.O betão, escondido pela textura quente granulada do reboco lembra as construções da regiãomediterrânica. Muitas das soluções plásticas de Ronchamp tinham sido já experimentadas pelo seu autor emvários projetos como a Unité de Habitation de Marselha, o Pavilhão Suíço, os projetos para o Norte deÁfrica ou para a Índia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário