sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Pintura: grafite e pichação 

Grafite é arte? Pichação é arte?
Esse é um assunto que gera muita discussão.
Porque dizemos que o grafite é arte e a pichação não pode ser um tipo de arte? 
os-gemeos 270px-Muropichadorj

Na foto abaixo: um muro com pichação e grafite.
300px-Muro_jockey

Pichação é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos, usando tinta em spray aerosol.
No geral, são escritas frases de protesto ou insulto, assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor, embora a pichação seja também utilizada como forma de demarcação de territórios entre grupos - às vezes gangues rivais.
180px-Salvadorgraffiti1004 270px-Osdemos_(202)
á na Antigüidade é possível encontrar elementos de pichação.
A erupção do vulcão Vesúvio preservou inscritos nos muros da cidade de Pompéia que continham desde xingamentos até propaganda política e poesias.
Na Idade Média padres pichavam os muros de conventos rivais no intuito de expor sua ideologia, criticar doutrinas contrárias às suas ou mesmo difamar governantes.
Com a popularização do aerosol, após a Segunda Guerra Mundial a pichação ganhou mais agilidade e mobilidade. Na revolta estudantil de 1968, em Paris, o spray foi usado como forma de protesto contra as instituições universitárias e manifestação pela liberdade de expressão.
Relogiodacentralpichado
No Brasil, costuma-se estabelecer uma diferença "conceitual" entre o grafite e a pichação. Não há, entretanto, parâmetros objetivos para a distinção entre uma forma e outra. Ambas utilizam basicamente as mesmas técnicas de execução, os mesmos elementos de suporte e podem conter algum grau de transgressão.
clarice
Ambas tendem a alimentar discussões acerca dos limites da arte, sobre arte livre ou arte-mercadoria, liberdade de expressão, sobre Pollock, Rothko e Basquiat - mas também sobre "quem vai limpar o meu muro e onde está a polícia?".
A pichação é considerada essencialmente transgressiva, predatória, visualmente agressiva, contribuindo para a degradação da paisagem urbana - enfim, mero vandalismo desprovido de valor artístico ou comunicativo.
nunodv-12
O grafite, em princípio, é bem mais elaborado e de maior interesse estético, sendo socialmente aceito como forma de expressão artística contemporânea, respeitado e mesmo estimulado pelo Poder Público.
O grafite atualmente tende a ser feito em locais permitidos ou mesmo especialmente destinados à sua realização.
683_1
Os grafiteiros mais famosos do Brasil são os gêmeos Otávio e Gustavo Pandolfo.
Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países.
Os temas vão de retratos de família à crítica social e política; o estilo formou-se tanto pelo hip hop tradicional como pela pichação.
369
Alguns trabalhos dos gêmeos.
255623835_3e4a899d941
osgemeos_01_body 21283105_511beededeosgemeos1;ç
Some works of the twins.


Os gêmeos foram convidados para revestir as paredes deste castelo escocês construído em 1200, que se rendeu à mais urbana das artes, o grafite. 
 798870305_a510b1f0e3medium_500 osgemeos_castelo_2
Em geral, a convivência entre grafiteiros e pichadores é pacífica.
Muitos grafiteiros foram pichadores no passado, e os pichadores não interferem sobre paredes grafitadas.
A impunidade, a "fama" e a adrenalina de subir em prédios de maneira arriscada, são os principais fatores de motivação para que o ato seja cada vez mais praticado.
berada5
Pichar é arte? | Pitching is art?
Cripta-Djan-Paris-na-Fundação-Cartier-450x299 
chris_brown_pixando2
Grafite é arte? | graffiti is art?
binho grafiteiro arte de rua
binho grafiteiro brasileiro grafite1

Nenhum comentário:

Postar um comentário