quinta-feira, 14 de março de 2013

Hugo Chávez


A causa da morte do ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez ainda permanece cercada de forte sigilo, com características que se assemelham a um "segredo de Estado".
Segundo o chefe da guarda presidencial, general José Ornella, Hugo Chávez teria morrido de um ataque cardíaco. O governo, porém, resiste em revelar informações detalhadas sobre o que de fato vitimou o líder venezuelano.
Chávez enfrentou uma longa batalha contra um câncer. Foi tratado em Cuba e submetido a quatro operações. Após a última delas, teria tido uma infecção respiratória que agravou seu estado de saúde, segundo o ministro da Informação do país, Ernesto Villegas.
Para analistas, por trás da estratégia de não divulgar detalhadamente a causa da morte do líder venezuelano estaria a tentativa de evitar "oferecer ao inimigo" dados sensíveis que poderiam ser usados para "desestabilizar a causa bolivariana no país", como justificaram por mais de uma vez os porta-vozes oficiais.
Políticos e outras personalidades do Brasil e do mundo comentaram a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ocorrida nesta terça-feira . Chávez morreu aos 58 anos na capital do país, Caracas.
A presidente brasileira Dilma Rousseff fez uma fala em homenagem ao presidente da Venezuela. Ela disse que a morte deve "encher de tristeza" todos os latino-americanos e que Chávez era uma "liderança comprometida com seu país e com o desenvolvimento" da América Latina.
"Em muitas ocasiões, o governo brasileiro não concordou integralmente com Hugo Chávez. Porém, hoje, como sempre, reconhecemos nele uma grande liderança, uma perda irreparável e, sobretudo, um amigo do Brasil, um amigo do povo brasileiro", afirmou Dilma.
Hugo Chávez Frías foi um político e militar venezuelano, tendo sido o 56.º presidente da Venezuela. 
Como líder da Revolução Bolivariana, Chávez advogava a doutrina bolivarianista, promovendo o que denominava de socialismo do século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário