sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Novo presidente do Paraguai mostra disposição para reatar com Mercosul.


Novo presidente do Paraguai mostra disposição para reatar com Mercosul

Mas o Paraguai não aceita a entrada da Venezuela no bloco.
Horácio Cartes tomou posse nesta quinta-feira (15).



O novo presidente do Paraguai, que tomou posse nesta quinta-feira (15), se disse disposto a reatar relações bilaterais com alguns países do Mercosul.
As celebrações da posse seguiram até a noite, mas a presidente Dilma Rousseff participou apenas das cerimônias oficiais e foi a primeira a deixar o Paraguai. Foi tempo suficiente para, como outros chefes de estado de países vizinhos, conversar a sós com o novo presidente Horácio Cartes. Estava em jogo a reconquista das relações.
Com a posse de Cartes, o Paraguai já pode voltar ao Mercosul, que o havia suspendido por causa do impeachment sumário do ex-presidente Fernando Lugo, no ano passado. O bloco e outros países da região consideraram a ação um golpe à democracia.

Mas o Paraguai ainda está magoado. O país não aceita a entrada da Venezuela no Mercosul e muito menos que o bloco esteja sob o comandado dela. O presidente venezuelano Nicolás Maduro não foi convidado para a posse. Em solidariedade, os presidentes da Bolívia e do Equador também não compareceram à cerimônia.
Cartes fez menção especial a Dilma Rousseff e a Cristina Kirchner, presidente da Argentina, pelos esforços na busca de entendimento, mas deixou claro que, pelo menos por enquanto, ele prefere reatar só as relações bilaterais.
Milionário, de 57 anos, calouro na política, Horácio Cartes traz de volta ao poder o velho Colorado, partido que dominou a política paraguaia por décadas e sustentou a ditadura de Alfredo Stroessner. Mas Cartes chega prometendo enterrar o autoritarismo e promover inclusão social, combatendo a pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário