A Cidade Campeã da Limpeza
O município reaproveita 99% de tudo o que joga fora e ganha tanto com isso que já está importando lixo da Noruega, para poder gerar mais energia
A cidade de Boras, na Suécia, tem 105 000 habitantes, 1500 indústrias e nem 1 grama de lixo. Seus resíduos têm três destinos: 42% são incinerados e convertidos em energia elétrica, 30% são tratados biologicamente e transformados em biocombustível e 27%são reciclados. A reciclagem é feita inteiramente pela população, que se encarrega de separar e levar o material até os postos de coleta espalhados por toda a cidade. Caminhões recolhem o lixo orgânico (em sacos pretos ,destinados à obtenção de biogás em usina inteiramente automatizada) e o resto (em sacos brancos, incinerados em fornos não poluentes). Menos de 1% do lixo é enterrado, porque o imposto para usar aterro é muito alto.
O modelo foi iniciado em 1988, com 300 famílias e é exportado - a universidade local presta assessoria de reaproveitamento de lixo a cidades no mundo inteiro, brasileiras, inclusive ( Macaé, no Rio de Janeiro, e Sobral, no Ceará).
Localmente, a experiência deu tão certo que falta lixo: o município hoje importa detritos da Noruega para gerar mais energia limpa. E o esforço continua. O diretor da escola de engenharia da Universidade de Boras, Hans Bjork, diz: "Depois do lixo zero, nosso investimento agora é na eliminação total dos combustíveis fósseis."
Nenhum comentário:
Postar um comentário