segunda-feira, 28 de maio de 2012

artes

Caravaggio
Medusa




Mais de um momento
Michelangelo Merisi da Caravaggio, Judite e Holofernes, óleo sobre tela, Galleria Nazionale di Arte Antica, Roma

Todos concordam que Caravaggio foi um pintor revolucionário, mas as razões que damos, muitas vezes tendem para o superficial: ele era um realista, ele foi provocativo, ele era teatral, e assim por diante. O fato é que havia muitos realistas, provocantes, artistas teatrais antes de Caravaggio, e muitos dotados com estas qualidades, depois dele foram influenciados por alguém. Então, o que faz com que Caravaggio tão especial?
Michael Fried afirma que foi a presença extraordinária de "absorção" e "distanciamento" em seu trabalho. Embora Caravaggio não foi o primeiro a explorar estes temas (cf. profetas e sibilas de Michelangelo na Capela Sistina), Fried argumenta que o gênio Lombard foi a primeira a trazê-los à tona. Ele também acredita que os momentos (não necessariamente cronológica) de absorção / imersão e de distanciamento / especularidade nos dizer algo sobre o ambiente filosófico em que Caravaggio trabalhava. Ceticismo desafiou a certeza de que existem outras mentes, e Caravaggio respondeu com um realismo psicológico mais poderoso e sofisticado do que qualquer argumento filosófico.
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