terça-feira, 31 de julho de 2012

Cuidados na hora do voto


O processo de votação e de apuração das eleições deste ano deverá ser concluído com maior rapidez que nas eleições de 2010. O principal motivo é o fato de o eleitor, este ano, votar apenas duas vezes (prefeito e vereador) e nas eleições de 2010 teria que registrar seis votos, ou seja, para presidente, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual.

Em condições normais, como a própria história das eleições tem demonstrado, o processo de votação nas seções eleitorais será bem mais rápido e as filas também serão menores porque o eleitor vai demorar menos tempo na cabina para escolher os seus candidatos.

Isso também vai refletir na apuração. Embora cada sessão de votação, às 17 horas, tenha que encerrar os trabalhos ou distribuir senha com quem estiver na fila aguardando a vez de votar, quanto antes chegarem os dados para processamento mais cedo será conhecido o resultado da apuração.


Processamento


Em Fortaleza o processo a ser utilizado é semelhante ao das eleições passadas. Cada zona eleitoral vai estabelecer um local para receber as informações de todas as seções da sua jurisdição e transmitir para processamento pela junta apuradora da capital que ficará na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

No Interior do Estado o procedimento é semelhante, sendo que o juiz de cada zona fará a totalização dos votos do município e encaminha os dados para o TRE fazer a divulgação. Para corrigir alguns problemas registrados nas eleições municipais de 2008 está sendo feito um levantamento das causas que resultaram em atraso na divulgação dos dados.

Há casos em que o juiz encaminhou o resultado somente depois de concluída a apuração, sendo também registrada situação em que as informações de um determinado município começaram a ser enviadas às 21 horas.

Como solução para agilizar a divulgação do resultado alguns municípios que não são sede de zona eleitoral farão o encaminhamento diretamente para o TRE. Este é o caso, por exemplo, de Tejuçuoca. Esse procedimento será feito em relação a outros municípios, quando o fator determinante para o atraso for a distância do Município termo para a sede da zona eleitoral, explica o secretário de tecnologia da informação do TRE, Carlos Sampaio, lembrando que há casos em que a distância chega a 100 quilômetros.

3 comentários:

  1. Esta postagem reflete sobre um assunto muito importante e atual ,cuidados na hora do voto.Este ano ,temos a votação para eleger nossos prefeitos e vereadores,e essa reportagem mostra como será feita este ano, esta votação.

    ResponderExcluir
  2. Achei essa postagem interessante pois mostra um assunto muito necessário. Mostra como é importante escolher os candidatos certos. Devemos escolher o candidato que pelo nosso ponto de vista, vai trazer mais benefícios para a sociedade. Até porque ele vai ajudar a governar o seu determinado local.

    ResponderExcluir
  3. A eleição é um assunto e um acontecimento que deve ser tratado com muita seriedade.Quando formos votar temos que ter certeza de quem coloca na administração da nossa cidade! Fazendo as escolhas certas teremos benefícios para nossa sociedade. No dia de hoje podemos observar que muitos partidos políticos estão colocando pessoas despreparadas para atuar na função de administrador público.

    ResponderExcluir