Este blog é um espaço cultural que tem por objetivo mostrar fatos atuais e aspectos importantes da área de artes. É mantido por alunos de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental Maior, do Colégio Clita Batista. Foi construído com o objetivo de levar à sociedade um conjunto de informações e conhecimentos; realizar associações, produzir textos criativos e despertar a consciência crítica.
sexta-feira, 28 de junho de 2013
Morre garoto que caiu do viaduto em BH
Deputado diz que manifestações foram decisivas para derrubada da PEC 37
Brasília – A presença da população brasileira nas ruas em centenas de manifestações contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 37/2011, chamada PEC 37 – que limitaria o poder de investigação criminal do Ministério Público -, foi imprescindível para a rejeição da proposta, avaliou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ).
Na opinião do parlamentar, a derrubada é uma vitória do povo brasileiro. “Se a votação fosse há 15 dias, com certeza seria aprovada. A vitória é uma vitória do povo que foi às ruas. Foi por causa da presença da população nas ruas, exigindo a derrota da PEC 37, que nós a enterramos. Não fosse isso, ela fatalmente seria aprovada”, disse.
Molon foi um dos dois parlamentares que votaram contra o projeto na Comissão Especial, onde proposta foi aprovada. A PEC 37 foi rejeitada no plenário da Câmara por 430 votos a 9. O texto será arquivado.
Segundo o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Alexandre Camanho, a derrubada da PEC 37 traz um sentimento de “gratidão” à sociedade brasileira. “Temos um sentimento de gratidão com o povo e com a sociedade que está madura para vir as ruas e o Congresso Nacional que entendeu o clamor popular e enterrou a proposta”, enfatizou.
A presidenta em exercício da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Norma Cavalcanti, credita ao povo brasileiro a vitória no parlamento. “É claro que o povo fortaleceu a causa e ajudou a derrubar a PEC 37”, comentou.
Ela destacou que a regulamentação das atribuições do Ministério Público busca fortalecer a atuação de todos os órgãos de investigação. “Defendemos e não temos medo da regulamentação, que vai servir para o Ministério Público e todos os parceiros das investigações”, acrescentou.
Em outro lado da disputa, a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil e a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal divulgaram nota na qual afirmam que a rejeição da PEC-37 “foi uma resposta circunstancial do Legislativo às manifestações populares das últimas semanas”.
Os delegados dizem que o modelo de investigação criminal brasileiro precisa ser melhor definido. “Tanto é assim que os parlamentares foram unânimes em afirmar ser necessário prosseguir com a busca de um entendimento para definição de um modelo de investigação que propicie o equilíbrio das armas entre a defesa e a acusação”, diz nota.
A partir de agora os delegados querem ampliar o debate para que a questão seja “apreciada sem demagogia, com discernimento, responsabilidade e compromisso com o bem público e não no calor dos acontecimentos” diz nota.
Link: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-06-26/deputado-diz-que-manifestacoes-foram-decisivas-para-derrubada-da-pec-37
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Artes
Mona Lisa Obesa - Fernando Botero
Mona Lisa Obesa - Fernando Botero
Fernando Botero (Medellín, 19 de abril de 1932) é um pintor e escultor colombiano.Universal arte ícone, um extenso trabalho é reconhecido por crianças e adultos em todos os lugares. É considerado o artista vivo originalmente a partir de hoje mais reconhecido e citado no mundo da América Latina.
Suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. Percebe-se a sua escultura como uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano.
OBESIDADE
É característica da obra de Fernando Botero dar formas volumosas aos seus personagens, emprestando-lhes sensualidade, exaltação â vida e monumentalidade.
Botero, em intertextualidade com a famosa obra de Jan van Eyck, O Casal Arnolfini, criou a sua releitura do quadro, com formas redondas, assim como fez com a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci.
“Minha Mona Lisa não é a de Leonardo Da Vinci. Pode-se usar um mesmo tema e criar um quadro totalmente diferente. Aí reside a verdadeira originalidade, tomar emprestados personagens que todos já tenham feito e fazê-los de maneira diferente”. Fernando Botero
artes
Salvador Dalí: o mestre da arte surrealista
Nesta fase da vida, conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: Luis Bruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca.
Em 1929, viajou para Paris e conheceu Pablo Picasso, artista que muito influenciou a produção artística de Dalí. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo.
A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dali. Nesta fase, o artista representava imagens do cotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. As cores vivas, a luminosidade e o brilho também marcaram o estilo artístico de Dali. Os trabalhos psicológicos de Freud influenciaram muito o artista neste período É desta fase uma de suas obras mais conhecidas “A persistência da Memória”, que mostra um relógio derretendo.
Em 1934, Dali casou-se com uma imigrante russa chamada Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala.
Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos. Grande parte dos artistas surrealistas eram marxistas e justificaram a expulsão de Dalí, alegando que o artista era muito comercial.
Em 1942, Dali e sua esposa foram morar nos Estados Unidos, país em que permaneceu até 1948. Voltou para a Catalunha em 1949, onde viveu até o final de sua vida.
Em 1960, Dali colocou em prática um grande projeto: o Teatro-Museo Gala Salvador Dali, em sua terra natal, que reuniu grande parte de suas obras.
Em 1982, com a morte de sua esposa Gala, Dali entrou numa fase de grande tristeza e depressão. Parou de produzir e se recusava a fazer as refeições diárias. Ficou desidratado e teve que ser alimentado por sonda. Em 1984, tentou o suicídio ao colocar fogo em seu quarto. Passou a receber o cuidado e atenção de seus amigos.
Dali morreu na cidade de Figueres, em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaca.
1925 - Large Harlequin and Small Bottle of Rum
1926 - Basket of Bread e Girl from Figueres
1927 - Composition With Three Figures e Than Blood
1929 - O Grande Masturbador
1929 - Os Primeiros Dias da Primavera
1931 - A Persistência da Memória
1931 - A Velhice de Guilherme Tell
1932 - O Espectro do Sex Appeal,
1932 - O Nascimento dos Desejos Líquidos
1932 - Pão-antropomorfo catalão
1933 - Gala Com Duas Costeletas de Carneiro em Equilíbrio Sobre o Seu Ombro
1936 - Canibalismo de Outono
1936 - Construção Mole com Feijões Cozidos
1938 - España 1938
1937 - Metamorfose de Narciso
1937 - Girafa em Chamas
1940 - A Face da Guerra
1943 - Poesia das Américas
1944 - Galarina e Sonho Causado Pelo Voo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar
1945 - A Cesta do Pão
1946 - A Tentação de Santo Antônio
1949 - Leda Atômica
1949 - Madona de Portlligat.
1951 - Cristo de São João da Cruz
1954 - Crucificação ("Corpus Hypercubus")
1956 - Natureza-Morta Viva
1958 - Rosa Meditativa
1959 - A Descoberta da América por Cristóvão Colombo
1970 - Toureiro Alucinógeno
1972 - La Toile Daligram
1976 - Gala Contemplando o Mar
1983 - The Swallow's Tail.
sábado, 22 de junho de 2013
Protestos fecham rodovias e travam acesso ao Aeroporto de Cumbica
As principais rodovias que ligam a capital paulista ao litoral e ao interior do estado ficaram horas interditadas nesta sexta-feira (21). Ao longo da tarde e da noite, protestos fecharam a Via Dutra, Castello Branco, Via Dutra, Anchieta, Imigrantes, Raposo Tavares, Régis Bittencourt e Ayrton Senna. Em alguns casos, houve intervenção da Polícia Militar com bombas e gás para destravar as estradas. O acesso ao Aeroporto de Cumbica ficou interditado.
sexta-feira, 21 de junho de 2013
Algumas dicas de preservação ambiental
Atualidades - Consumo de Energia (Meio Ambiente)
O que fazer para ajudar o meio ambiente ?
Manifesto-Atualidades
Motivo, segundo o movimento, é a participação de ativistas de causas não apoiadas pelo grupo, como a criminalização do aborto
Grafite-Artes
Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;
• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
• Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
• Tag: é a assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.
Artes-Grafit
Meio ambiente-atualidades
O que é Meio Ambiente:
quinta-feira, 20 de junho de 2013
A importância da coleta seletiva para o meio ambiente.
Lixos "especiais":
Para tipo de lixos como pilhas, baterias, equipamentos eletrônicos, equipamentos hospitalares lâmpadas (...), a coleta acontece de um jeito diferente, cada um com a sua particularidade por conta de serem materiais não recicláveis e que devem ser descartados separadamente ao demais.
Importância da coleta seletiva:
Além de gerar renda à diversas pessoas que trabalham para o funcionamento desse processo, contribui de forma significativa para a preservação do meio ambiente uma vez que o lixo que é reciclado não polui mais rios, solos e não libera também gáses na atmosfera.
MARCAS DO NAZISMO EM FAZENDAS DO INTERIOR DE SÃO PAULO
Escombros de fazenda no interior paulista revelam passado de admiração ao nazismo
Aloysio Silva, 89, foi uma das crianças trazidas de um orfanato do Rio de Janeiro na decada de 30 para trabalhar na Fazenda Santa Albertina de propriedade de Oswaldo Rocha Miranda; ele afirma ter sido submetido a normas e costumes escravagistas
Sérgio Rocha Miranda cuidava da fazenda Cruzeiro do Sul. A propriedade vizinha, a Santa Albertina, ficava sob os cuidados de seu irmão, Oswaldo Rocha Miranda. Nela, funcionava uma espécie de fazenda-orfanato para 50 meninos mantidos em um regime quase escravo.
Com idades entre 9 e 12 anos, esses garotos (somente dois deles brancos) foram entregues a Oswaldo em 1933 e 1934, após decisão judicial.
Todos haviam sido abandonados no orfanato católico Educandário Romão de Mattos Duarte, no Rio, e foram retirados de lá por Oswaldo com a promessa de terem uma vida melhor, segundo Aloysio Silva, 89, o “menino número 23″ da lista de 50.
“Era uma vida diferente da prometida. Era castigo por tudo, trabalhava muito, até de fazer a mão sangrar”, conta Aloysio, o número 23.
“Quero saber da minha mãe, pai e irmãos antes de morrer. É muito triste ficar velho sem saber quem é nossa família. Como não conheci ninguém, sou assim meio revoltado. Dá um negócio assim…Uma revolta danada daquela vida na fazenda.“
Dessa forma, Aloysio Silva, 89, pai de sete filhos e morador de Campina do Monte Alegre (SP), reage sobre os quase dez anos vividos na Fazenda Santa Albertina.
Silva foi transferido do Educandário Romão de Mattos Duarte, no Rio, para a Santa Albertina em 1933. Lá, por dez anos, deixou de ser Aloysio para ser o “23″.
Aloysio Silva foi uma das 50 crianças trazidas para trabalhar na fazenda, todas atendiam por números e não pelos nomes, Aloysio era o número 23.
“Os bichos tinham documento e nome na fazenda. E nós éramos tudo número, como se nós fôssemos gado”, diz ele. “O cumprimento na fazenda era sempre ‘Heil Hitler’ ou ‘Anauê’ [saudação dos integralistas], mas a gente nem sabia o que era esse negócio de nazismo.”
Segundo os documentos do orfanato, Silva foi abandonado pela mãe, Maria Augusta da Silva, quando tinha três anos. O local era conhecido como “Casa da Roda”: do lado de fora, familiares colocavam bebês e crianças em uma portinhola que girava até as freiras, do lado de dentro.
Além do nome da mãe, Silva também sabe o de uma irmã, Judith, mas nunca conseguiu localizá-las. “A família vivia ali por onde hoje é o aterro do Flamengo. Só sei disso, mas queria achar alguém.”
Na fazenda, Silva se notabilizou por ser um corajoso “domador de bois, cavalos e burros bravos” e como um dos melhores jogadores de futebol do time dos Rocha Miranda.
“A vida na fazenda era sofrida demais. Tinha castigo por tudo. (…) As traquinagens de moleque sempre terminavam com castigo. Era no silo [tanque de armazenamento de cereais] que eles deixavam a gente, como se fosse cadeia“, relembra. “A palmatória tinha uns buracos. Quando batia na mão da gente, sugava tudo. Doía muito.“
|
sábado, 15 de junho de 2013
O QUE VOCÊ PODE FAZER EM CASA PARA AJUDAR O MEIO AMBIENTE
- Desligue as luzes quando você não precisa delas. Quando as lâmpadas se queimarem substitua-as com lâmpadas de maior eficiência de energia.
- Não desperdice água.
- Recicle o lixo
- Encoraje seus pais a usar carros menos poluentes.
- Não deixe seus animais de estimação fugirem quando você não os quer mais. Antes de comprar um animal de estimação esteja certo que você está pronto para cuidar dele. Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade.
- Não compre produtos feitos a partir de pele de animais selvagens.
- Não compre animais de estimação exóticos (ou seja, animais que não são nativos de sua região) que foram pegos na natureza. Você pode perguntar nas lojas de animais de estimação se os animais vieram da natureza ou se são animais caseiros. Animais caseiros são mais amigáveis ao meio ambiente.
- Compre apenas papel reciclado
- Não compre produtos de madeira da Indonésia, Malásia, Brasil ou África, ao menos você saiba a procedência deles, ou seja, se eles são produtos “amigos da natureza”. Uma boa maneira de saber se a madeira é de boa procedência é verse ela tem uma “etiqueta de certificação”. Um exemplo de uma etiqueta de certificação é o “certificado do FSC”, o que significa que a madeira vem de florestas manejadas de forma sustentável.
- Aprenda mais sobre as florestas tropicais e as plantas e animais que vivem nelas. Diga aos seus amigos e pais por que as florestas tropicais são importantes.
Artes
SP-ARTE 2013
A Ponte Galeria de Arte / Almeida & Dale Galeria de Arte / AM Galeria Horizonte / Arte 57 / ArtEEdições / Baró Galeria / Casa Triângulo / Central Galeria de Arte / Choque Cultural / Dan Galeria / DConcept Escritório de Arte / Emma Thomas / FASS / Flavio Cohn Escritório de Arte / Fólio / Galeria Berenice Arvani / Galeria Bergamin / Galeria de Babel / Galeria Eduardo Fernandes / Galeria Estação / Galeria Fortes Vilaça / Galeria Jaqueline Martins / Galeria Laura Marsiaj / Galeria Leme / Galeria Logo / Galeria Luisa Strina / Galeria Marcelo Guarnieri (Ribeirão Preto) / Galeria Marilia Razuk / Galeria Millan / Galeria Nara Roesler / Galeria nuVEM / Galeria Oscar Cruz / Galeria Pilar / Galeria Raquel Arnaud / Galeria Steiner / Galeria Sylvio Nery / Galeria Transversal / Galeria Virgilio / Hilda Araújo Escritório de Arte / Luciana Brito Galeria / Lume Photos / Mendes Wood / Multiplique Boutique / Papel Assinado / Paralelo Gallery / Paulo Kuczynski Escritório de Arte / Studio Nóbrega / Vermelho / Zipper Galeria
A Gentil Carioca / Amarelonegro Arte Contemporânea / Anita Schwartz Galeria de Arte / Athena Contemporânea / Athena Galeria de Arte / Espaço Eliana Benchimol / Galeria da Gávea / Galeria de Arte Ipanema / Galeria Inox / Galeria Tempo / Gustavo Rebello Arte / H.A.P. Galeria / Luciana Caravello Arte Contemporânea / Lurixs: Arte Contemporânea / Marcia Barrozo do Amaral Galeria / Mercedes Viegas Arte Contemporânea / Pequena Galeria 18 / Pinakotheke Cultural (RJ e SP) / Progetti / Ronie Mesquita Galeria / Sergio Gonçalves Galeria / Silvia Cintra Galeria de Arte + Box 4
Celma Albuquerque Galeria de Arte (Belo Horizonte) / Galeria Murilo Castro (Belo Horizonte) / Lemos de Sá Galeria de Arte (Nova Lima)
SIM Galeria (Curitiba) / Simões de Assis Galeria de Arte (Curitiba) / Ybakatu Espaço de Arte (Curitiba)
Bolsa de Arte de Porto Alegre
Amparo 60 (Recife)
Paulo Darzé Galeria de Arte (Salvador)
FELDBUSCHWIESNER (Berlim) / Galerie Anita Beckers (Frankfurt) / Galerija Gregor Podnar (Berlim) / Neugerriemschneider (Berlim) / Swedish Photography (Berlim)
Galerie Thaddaeus Ropac (Salzburgo)
AFA (Santiago)
Casas Riegner (Bogotá) / Galería El Museo (Bogotá)
Klaus Steinmetz Contemporary (San Jose)
La Casona (Havana)
Carreras Mugica (Bilbao) / Galería Elba Benítez (Madrid) / Galería Elvira González (Madrid) / Galería Fernando Pradilla (Madrid) / La Caja Negra (Madrid) / Parra & Romero (Madrid) / Polígrafa Obra Gráfica (Barcelona)
1500 Gallery (Nova York) / Christopher Grimes Gallery (Santa Monica) / David Zwirner (Nova York) / Gagosian Gallery (Nova York) / Untitled (Nova York) / Van de Weghe (Nova York)
Art: Concept (Paris) / Yvon Lambert Gallery (Paris)
Hauser Wirth (Londres) / Lisson Gallery (Londres) / Max Wigram Gallery (Londres) / Pace Gallery (Londres) / Sprovieri Gallery (Londres) / Spruth Magers (Londres) / White Cube (Londres)
Galleria Continua (San Gimignano) / Galleria Franco Noero (Turim) / Galleria Lia Rumma (Milão)
Kaikai Kiki Gallery (Tóquio)
Baginski Galeria (Lisboa) / Vera Cortês Art Agency (Lisboa)
Galerie Peter Kilchmann (Zurique)
Galería SUR (Montevideo) / Xippas Arte Contemporáneo (Montevideo)