sexta-feira, 28 de junho de 2013

Deputado diz que manifestações foram decisivas para derrubada da PEC 37

26/06/2013 - 16h56
Luciene Cruz Repórter da Agência Brasil
Brasília – A presença da população brasileira nas ruas em centenas de manifestações contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 37/2011, chamada PEC 37 – que limitaria o poder de investigação criminal do Ministério Público -, foi imprescindível para a rejeição da proposta, avaliou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ).
Na opinião do parlamentar, a derrubada é uma vitória do povo brasileiro. “Se a votação fosse há 15 dias, com certeza seria aprovada. A vitória é uma vitória do povo que foi às ruas. Foi por causa da presença da população nas ruas, exigindo a derrota da PEC 37, que nós a enterramos. Não fosse isso, ela fatalmente seria aprovada”, disse.
Molon foi um dos dois parlamentares que votaram contra o projeto na Comissão Especial, onde proposta foi aprovada. A PEC 37 foi rejeitada no plenário da Câmara por 430 votos a 9. O texto será arquivado.
Segundo o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Alexandre Camanho, a derrubada da PEC 37 traz um sentimento de “gratidão” à sociedade brasileira. “Temos um sentimento de gratidão com o povo e com a sociedade que está madura para vir as ruas e o Congresso Nacional que entendeu o clamor popular e enterrou a proposta”, enfatizou.
A presidenta em exercício da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Norma Cavalcanti, credita ao povo brasileiro a vitória no parlamento. “É claro que o povo fortaleceu a causa e ajudou a derrubar a PEC 37”, comentou.
Ela destacou que a regulamentação das atribuições do Ministério Público busca fortalecer a atuação de todos os órgãos de investigação. “Defendemos e não temos medo da regulamentação, que vai servir para o Ministério Público e todos os parceiros das investigações”, acrescentou.
Em outro lado da disputa, a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil e a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal divulgaram nota na qual afirmam que a rejeição da PEC-37 “foi uma resposta circunstancial do Legislativo às manifestações populares das últimas semanas”.
Os delegados dizem que o modelo de investigação criminal brasileiro precisa ser melhor definido. “Tanto é assim que os parlamentares foram unânimes em afirmar ser necessário prosseguir com a busca de um entendimento para definição de um modelo de investigação que propicie o equilíbrio das armas entre a defesa e a acusação”, diz nota.
A partir de agora os delegados querem ampliar o debate para que a questão seja “apreciada sem demagogia, com discernimento, responsabilidade e compromisso com o bem público e não no calor dos acontecimentos” diz nota.
Link: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-06-26/deputado-diz-que-manifestacoes-foram-decisivas-para-derrubada-da-pec-37

2 comentários:

  1. Finelmente a população brasileira acordou. As manifestações , como já vimos, conseguiu resultados.Porem nós não podemos aceitar somente estas pequenas coisas. O povo unido jamais será vencido.
    Quem derrubou essa PEC não foi o Congresso e sim a sociedade. As manifestações populares é que provocaram essa posição. A população exige transparência, exige que as riquezas do país sejam aplicadas de forma correta.
    Este vandalismo gera coisas boas, pois somente ficar fazendo passeata não adiantaria nada. Tem que quebrar para chamar a atenção destes políticos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a atitude do povo tendo resultado, mas acho errada a opinião de que "tem que quebrar para chamar a atenção destes políticos", uma vez que os manifestantes eram pacíficos, violentos e vândalos eram apenas baderneiros que se aproveitaram da situação para sair impunes.
    As manifestações tem que continuar , até o momento em que atingirmos o mérito de estampar em nossa bandeira, os dizeres de "Ordem e Progresso".

    ResponderExcluir