quinta-feira, 13 de junho de 2013

Arte


Museu Inhotim vai receber novas galerias e obras
Espaços inaugurados nesta quinta-feira (6) vão homenagear artistas.
Museu também incentiva jovens que participam do Laboratório Inhotim.
O Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico (Inhotim) vai receber novas galerias, nesta quinta-feira (6). Vão ganhar espaço no museu o artista cubano Carlos Garaicoa, o nordestino Tunga e a espanhola Cristina Iglesias. Outra instalação recente, a Galeria Teteia, inaugurada neste ano, já está aberta ao público, e conta a história da artista plástica brasileira Lygia Pape. 
O trabalho de Garaicoa reproduz ícones famosos de grandes cidades de todo o mundo, como a Torre Eiffel e a estátua da liberdade, em miniaturas feitas com cera. O objetivo do trabalho, de acordo com o artista, é chamar a atenção do público para a correria das grandes cidades e para o crescimento da violência nesses centros urbanos. Para ele, num ambiente paradisíaco como o museu, é importante também que se veja a parte dura das cidades.
Em outra galeria, foram necessários três andares para expor os trinta anos de trabalho do artista plástico Tunga. O artista afirma que seu trabalho no Inhotim é uma síntese de uma trajetória inteira. “É como fazer um jantar com todos os seus amigos. É um sonho que a gente tem de reunir todas as pessoas que a gente gosta, numa mesa só”, completa o artista.
Projeto para jovens
O museu incentiva jovens que participam do Laboratório Inhotim. O grupo vai ter a oportunidade de ir estudar arte em um museu na Inglaterra, além de expor as peças que produziram ao longo de um ano. Em Inhotim, o projeto é desenvolvido para alunos de escolas públicas de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Eles vão participar de um intercâmbio com estudantes ingleses que participam de um programa semelhante ao do Brasil
A artista plástica e monitora do projeto na Inglaterra, Corine Felgate, veio conhecer o trabalho dos brasileiros. Para ela, foi ótimo ter vindo ao Brasil, principalmente para o museu, porque todo mundo é mais aberto, com idéias livres, sem estar preocupado como se faz, simplesmente deixando acontecer. “Isso é fantástico”, complementa a artista.
Link: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/09/museu-inhotim-vai-receber-novas-galerias-e-obras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário