quinta-feira, 20 de junho de 2013

A importância da coleta seletiva para o meio ambiente.

A coleta seletiva é um processo de extrema importância para a preservação do meio em que vivemos. Ela consiste em separar e recolher resíduos descartados pela população em geral. Com o processo consegue-se separar o lixo reciclável do lixo orgânico, este que é descartado em aterros sanitários ou utilizados para a formação de adubos orgânicos.


Esse proceso usa a presença de 5 tipos de lixeiras especiais: A lixeira azul, para a separação do papel, a lixeira vermelha, para plástico, a amarela para metal e a verde para vidro, e em alguns lugares a marrom/cinza para o material orgânico, o que se torna essêncial no funcionamento eficaz da coleta.

Lixos "especiais":

Para tipo de lixos como pilhas, baterias, equipamentos eletrônicos, equipamentos hospitalares lâmpadas (...), a coleta acontece de um jeito diferente, cada um com a sua particularidade por conta de serem materiais não recicláveis e que devem ser descartados separadamente ao demais.

Importância da coleta seletiva:

Além de gerar renda à diversas pessoas que trabalham para o funcionamento desse processo, contribui de forma significativa para a preservação do meio ambiente uma vez que o lixo que é reciclado não polui mais rios, solos e não libera também gáses na atmosfera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário