quinta-feira, 27 de junho de 2013

Artes

Mona Lisa Obesa - Fernando Botero



Mona Lisa Obesa - Fernando Botero
Fernando Botero (Medellín, 19 de abril de 1932) é um pintor e escultor colombiano.Universal arte ícone, um extenso trabalho é reconhecido por crianças e adultos em todos os lugares. É considerado o artista vivo originalmente a partir de hoje mais reconhecido e citado no mundo da América Latina.

Suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. Percebe-se a sua escultura como uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano.

OBESIDADE
É característica da obra de Fernando Botero dar formas volumosas aos seus personagens, emprestando-lhes sensualidade, exaltação â vida e monumentalidade.

Botero, em intertextualidade com a famosa obra de Jan van Eyck, O Casal Arnolfini, criou a sua releitura do quadro, com formas redondas, assim como fez com a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

“Minha Mona Lisa não é a de Leonardo Da Vinci. Pode-se usar um mesmo tema e criar um quadro totalmente diferente. Aí reside a verdadeira originalidade, tomar emprestados personagens que todos já tenham feito e fazê-los de maneira diferente”. Fernando Botero
 Mona Lisa, 1978. Museu Botero, Bogotá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário