quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Artes:Caravaggio

Caravaggio (1571-1610)



Michelangelo Merisi cresceu na pequena vila de Caravaggio, cujo nome depois adotou. Aos 12 anos, seu pai, mestre de obras, o inscreveu no ateliê de Simone Peterzano, um modesto pintor que se intitulava "discípulo de Ticiano". Conhecido como um artista "tenebrista", cujo estilo de pintar mesclava fundos negros com focos de luz intensa, Caravaggio ficou famoso, também, por seu gênio tempestuoso.
Caravaggio frequentou tanto ambientes cultos e refinados como as tavernas romanas.Usava roupas extravagantes e chapéus de feltro com abas largas.
Arte que reflete a vida de seu criador, seus os quadros contêm traços dessa existência intensa e turbulenta, apresentando cenas religiosas com violência e crueldade, como em "A Decapitação de São João Batista". O forte contraste entre os fundos escuros (as "trevas") e os personagens banhados por uma luz que incide forte e dramática, típico da técnica do "claro-escuro", é a principal característica das obras do artista, marcadas também por um forte realismo na caracterização dos personagens, suas vestes e objetos que os cercam. Ele geralmente usava um fundo escuro e agrupava a cena em primeiro plano com focos de luz sobre os detalhes, ressaltando principalmente os rostos.
Estes efeitos receberam o nome de tenebrismo.
Caravaggio frequentou tanto ambientes cultos e refinados como as tavernas romanas.Usava roupas extravagantes e chapéus de feltro com abas largas.
Morreu aos 39 anos, a poucos quilômetros de Roma, mas sem ter retornado à cidade, já que não havia conseguido o perdão papal para voltar.
http://www.soubh.com.br/plus/modulos/agenda/ver.php?id=20676&categoria=4                                          
Postado por Arthur Alves as 20:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário