Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia. Variados autores definiram a Arteterapia, todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão. É a arte livre, unida ao processo terapêutico, que transforma a Arteterapiaem uma técnica especial. Segundo a Associação Brasileira de Arteterapia, é um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação cliente-profissional. Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde.
A Arteterapia na atualidade: Apesar de algumas correntes renegarem o extremo valor de Lou de Olivier, é necessário frisar sua brilhante atuação não só em Arteterapia mas em áreas correlatas, iniciando na decada de 80 e estendendo-se até os dias atuais, implantando no Brasil a diversificação nos tratamentos Arteterapêuticos e inclusive sendo reconhecida como precursora da Multiterapia, que reúne varias vertentes artísticas e terapêuticas. Este reconhecimento oficial pode ser comprovado nas paginas 279 e 280 do livro Brasil de todos os povos/São Paulo, sua Historia, seus monumentos - Destaques e Personalidades - do ano de 2009, do Instituto Biográfico Brasileiro. E também nas paginas 532 e 533 do Dicionário de Mulheres - Volume II - da Historiadora Hilda Flores. Nestas duas publicações pode-se comprovar a grande contribuição de Lou de Olivier para a Arteterapia, a Arte e também a Educação e Saúde no Brasil. Lou de Olivier também consta como Dramaturga na Enciclopédia de Literatura Brasileira - Volume I - paginas 187, 405 e 670 da Fundação Biblioteca Nacional - Academia Brasileira de Letras - 2001- (Original de Universidade de Michigan). Organizado por Afrânio Coutinho e José Galante Sousa - Global Editora - RJ - Brasil. A revista Psique do mês de maio/2012 publicou um excelente artigo de Lou de Olivier onde se pode ler toda a evolução da Arteterapia desde a Grécia antiga até os dias de hoje culminado com a técnica por ela desenvolvida. Sua biografia e a técnica por ela criada também podem ser consultadas em livros de sua autoria especialmente Psicopedagoga e Arte terapia - Teoria e pratica na aplicação em clinicas e escolas. A tecnica de Lou de Olivier foi aplicada em diversas clinicas e escolas sendo as principais, Clinica Psiconeuroarte, Espaço Cultural Dra. Lou de Olivier e posteriormente Centro de Referencia e Estudo em Multiterapia, cuja função principal foi desenvolver tratamentos arteterapeuticos englobados a outros tratamentos terapeuticos em geral.
Em sua biografia oficial Natalie Rogers, filha de Carl Rogers cita ter fundado em 1984 o Instituto de Terapia Expressiva Centrada na Pessoa em Santa Rosa - Califórnia. Neste instituto desenvolveu trabalho expressivo; pintura, modelagem, expressão corporal, teatro, dança, música, poesia e mímica. Postula que a expressão deve ser verbalizada e compreendida pelo próprio cliente, e não interpretada pelo terapeuta. Posteriormente transformou-se em Centro de Artes Expressivas associadas e todo o material coletado nestes anos foi publicado em seu livro A conexão criativa: Artes Expressivas como cura (1993). Ainda segundo a biografia oficial, o referido Instituto encerrou atividades após 19 anos porém pela data citada como sendo do encerramento , 2005, temos vinte e um anos de funcionamento e não 19 como é citado na propria biografia.
Hoje este campo se ampliou, com a Arteterapia estando inserida em diversos campos e com a formulação, proposta pela União Brasileira das Associações de Arteterapia - UBAAT, de critérios mínimos que norteiam a formação deste profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário