quinta-feira, 4 de abril de 2013

Guerra civil

Guerra civil, ou guerra interna,  vem do latim  “bellum civile”, que foi criado em referência as inúmeras guerras civis da República Romana, e caracteriza-se pela luta armada entre grupos organizados dentro de um mesmo Estado, que pode ser uma nação ou república.

O objetivo da guerra civil  é assumir o controle do país ou de uma região específica, conseguindo sua independência ou para mudar as políticas do governo, onde geralmente suas causas são a ganância pelo poder e para combater injustiças.

As principais guerras civis foram as da Birmânia atual Mianmar, da Uganda e Angola, do Camboja sem contar com os conflitos na Irlanda do Norte, um conflito religioso e principalmente a luta do Congresso Nacional Africano no Apartheid na Africa do Sul, que teve á frente Nelson Mandela.


No Brasil, as mais importantes foram a Guerra dos Farrapos, que transcorreu de 1835 a 1845 entre rebeldes, liberais farroupilhas e as tropas do Imperio Brasileiro, e também a a Guerra dos Canudos, que aconteceu de 1896 até 1897, liderada por Antonio Conselheiro.

Um comentário: